31 de out. de 2013

14 de 268 pessoas classificaram isso como útil

Kkkkkk....

Kkkk.....

De vez em quando aparece uma daquelas coisas que você sabe que vai entrar para a história:
E então um amigo me mandou esse link:
 “O Windows é muito melhor que Software livre
Claro que eu abri um largo sorriso - era muito bom para ser verdade! Eu tinha que ler! Diversão garantida! :-)

Eu li. E como eu estava certo, rapaz, como eu estava certo. Kkkkk Estou rindo até agora.

Bom, eu levei a coisa a sério e tentei ser um bom visitante: cliquei em "Você achou esse artigo útil (  ) Sim  ( X ) Não" e postei uma opinião pessoal:
O artigo vai muito bem enquanto copia tudo que existe na web sobre SL, mas escorrega no momento em que iguala a empresa Microsoft ao software Windows: quem dá o suporte é a empresa, não o software. Empresas que prestam suporte a SL existem aos borbotões, a começar pela Dell e pela IBM, respectivamente empresas menor e maior que a Microsoft.

Teria sido melhor levar a discussão a comparar laranjas com laranjas. Por exemplo, teria sido correto comparar a Microsoft à IBM e à RedHat, ou o Ubuntu ao Windows, o Apache ao IIS, o Samba ao... ao... ao software equivalente da Microsoft.

Para ficar no exemplo dado no artigo, eu posso contratar a 4Linux para instalar minha rede, que vou ter um contrato de suporte de nível internacional (basta ver os clientes deles.)

Ah, isso é "plain wrong": 'O software livre não possui todas as funcionalidades de configuração, gerenciamento e integração com outros softwares como o Windows possui.' Primeiro porque você não disse de QUAL software está falando, segundo porque para cada funcionalidade básica entregue por um SL, há vários front-ends e pacotes de gestão integrada.

Por fim, eu uso Windows (e outros produtos da Microsoft) desde 1990. Até 2007 eu só tinha Window no meu DELL. Quando finalmente ele ficou lento demais eu reformatei a máquina e ela ficou E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R. Ah, usei o mesmo tanto de suporte que eu usei no Windows: zero. (Na verdade, tem sido bem mais fácil instalar e usar o Ubuntu que o Windows.)

Better luck next time. ;-)
Teria escrito mais, mas o espaço deles era limitado, sem formatações nem coisas de fórum. Enfim, dava para por algum texto - não posso reclamar disso.

Mas algumas outras coisas teriam ido bem:
  • Todos os recursos que eles mencionaram sobre o Windows existem há mais tempo em SL (especialmente a automação de instalação e replicação de discos - eu vi isso num Slackware na década de 90);
  • Gente que se mete a instalar produtos da Microsoft sem saber o que estão fazendo também causam transtornos para a empresa. O problema não é fazer sozinho, e não saber fazer, e há muita gente que "não sabe fazer" com Windows (nem com nada);
  • Windows não é uma ideologia, mesmo! É um produto. Ninguém classifica o uso de produtos como uma ideologia. Você não precisa ser adepto do conceito de SL para usar o Facebook, comprar na Amazon ou buscar no Bing usando o Firefox. Nem para usar o iOS (derivado do BSD).
  • Um dos EULAs da Microsoft para o Windows diz que o usuário não pode aplicar nenhum workaround para resolver qualquer problema. Legal, hein? :-)
  • Finalmente, o artigo não aborda a questão do Windows vs. Algum Linux, mas sim que a empresa por trás do produto oferece mais vantagem que nenhuma empresa por trás de algum produto. Duhn.
Fazia tempo que eu não ria assim, de tanta seriedade e sem preocupação nenhuma...

Eu recomendo a leitura do artigo! Não me entendam mal, ele é bem escrito. Não é nada inteligente, mas se eu quisesse inteligência eu deveria ler "Porque o iOS é melhor que Software Livre" (porque iOS é Software Livre com um toque mágico de Apple!). :-P

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário