8 de out. de 2013

Uma Antiga História

Durante dois anos eu coordenei um comitê de Software Livre no Serpro, e tentei trazer minhas heréticas idéias capitalistas para o uso do SL no Serpro. Não tive sucesso - claro, era uma pretensão desmedida - mas tive alguma satisfação em ao menos ter proposto um modelo de negócio com SL diferente do que o Serpro faz (normalmente desenvolvemos tudo em casa - exceto bancos de dados, talvez.)

A minha proposta valia-se da observação de Micheal Tiemman, trazido pelo Serpro para o Consegi 2009, de que "SL é para a indústria do Software o que a miniaturização foi para a de Hardware."

Eu fiz uma apresentação dessa proposta para o Marcos Vinicius Mazoni, em 2012, que reconheceu o curioso da idéia. Naquele dia eu considerei minha missão cumprida - tinha adicionado a minha proposta à discussão - e deixei o posto na eleição seguinte.

Eu nunca mais voltei no assunto, mas acho que idéias devem sempre ser divulgadas, já que uma idéia que não deu em nada pode vir a alimentar outra, que talvez injete algo em uma outra idéia e assim por diante, até que um dia o Homem voa, chega ao Espaço, cura uma doença.

E aqui está, censurada para não expor dados da empresa, os pontos principais da minha apresentação.

Proposta de Negócios Baseados em Software Livre, Fábio de Salles (2012)

Naquela época, julho de 2012, ainda era um tipo de novidade, mas que já se firmou como uma idéia própria (eu não estava tão fora da marca, afinal.) O próprio SourceForge possui uma iniciativa nessa direção, o Enterprise-Ready Open Source Projects. E eu tenho certeza que vi alguém montar uma arquitetura semelhante à minha proposta, mas não achei o link - se é que eu o guardei...

O próprio Micheal Tiemann dizia:
(...)if everybody thinks it's a great idea, it probably is, and if nobody thinks it will work, I'll have no competition! M. Tiemann
Oxalá esses slides adubem alguma cabeça! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário