10 de abr. de 2012

SPZ2000 Ok no Ubuntu 10.10

Depois de quebrar minha webcam xing-ling de tanto forçar seu ajuste de foco, fiz uma pesquisa rápida na web por webcams da Philips (tenho uma no trabalho que é muito boa.) Achei algumas opções e resolvi procurar nas ruas pela SPZ2000.

Minha única dúvida era: funciona no Linux? O site da Philips não ajudou muito, mas, numa loja onde encontrei a webcam, a vendedora me fisgou com uma proposta irrecusável: se não funcionar, ela devolveria o dinheiro.

Pois muito bem, comprei a câmera, voltei para casa, liguei e - voi-là! - funcionou na hora, de primeira! :-)

Resumo da ópera e dicas:
  • Padrões, quando são seguidos, são bons porque reduzem a chance de problemas. (E isso é uma das coisas da MS que me irrita: padrão, só se for o deles.)
  • Quando comprar produtos para Linux, pergunte se funciona. Se o vendedor tiver interesse em te vender, ele pode arriscar o "se não funcionar, devolvemos seu dinheiro."
  • Se ele não oferecer, peça: se não funcionar, devolve o meu dinheiro? Já deu certo comigo, pode dar certo com você.
  • Poste no fórum do seu SO/SL: vai ajudar quem precisa de referência a ganhar segurança. (Esse é meu post sobre minha máquina.)
Até mais!

2 comentários:

  1. Fábio,

    Sou usuário Linux single boot a anos, e comprei uma webcam HD da MS! ...e não é que além de qualidade (algo fora dos padroes MS) ela funcionou perfeitamente tanto no Ubuntu como no Fedora! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe... Vou te confessar, Fábio, meu primeiro impulso foi comprar uma das deles. O hardware da MS é muito bom (superior ao software, pelo menos :-) )! Eu acabei optando pela Philips porque os preços eram um pouco melhores, mas as câmeras eram muito menos feias.

      Você já viu meu blog de BI? http://geekbi.wordpress.com

      Excluir