24 de abr. de 2012

Saiba Quando Desistir

Pense um pouco sobre como eram os computadores equipados com Windows há 10 anos, e como o Macintosh já era fácil de usar. Aos poucos as pessoas se acostumaram com a esquisitice do Windows, enquanto o Mac se estabeleceu como o verdadeiro user-friendly.

Como toda tecnologia disruptiva, SL não é para qualquer um. Há empresas e empresas - dos mais diversos tamanhos, graus de entropia e defeitos refrativos. Cada uma tem seus próprios processos e suas peculiares facilidades ou dificuldades de mudanças. E por isso toda empresa que tem alguma dificuldade de mudança, tem mais dificuldade de adoção do SL.

Adotar SL implica em passar por mudanças. É preciso rever a forma de se conseguir suporte, de se licenciar software (e de se pagar por ele - livre não é gratuito!!) A forma de implantação pode ser muito diferente do que se está acostumado - ou "muito" igual.

A maioria das empresas, de qualquer ramo, convergem para uma forma mais ou menos comum de tratar as coisas por causa da comparação à concorrência a qual estão continuamente sujeitas. Fornecedores de SL podem ou não estar moldados sob essa mesma pressão, e podem ou não estar na média do setor.

Como cada caso é um caso, a flexibilidade e capacidade de adaptação, a capacidade de entender e usar as vantagens competitivas e de produtividade que SL traz são preponderantes no momento de se avaliar a adoção de um SL.

E por isso é muito importante saber reconhecer que, talvez, essas vantagens não vão te ajudar. Talvez o contorcionismo que sua empresa precisará fazer para adotar um SL seja tão grande que anula tudo que você vai ganhar com ele.

Saiba quando adotar Software Proprietário por limitações da sua empresa, e evite o dissabor de perder uma corrida usando o carro mais moderno e potente. Quem sabe você não teria ganho com um fusquinha?

Afinal, ficar parado não mata. Mata não andar com a manada. Só reze para seu concorrente não conseguir resolver os mesmos problemas antes de você. ;-)

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Atualização:  acabo de ler isso no LinkedIn:
Wardlow: When I've pushed behind new concepts I find it's best to create the buzz, get the word out, and show people the solution exists for the problems which are coming up. Often, people just need a sign pointing them towards the solution. Once they see there's something there, they flock to it (so long as the solution is SMART --> Specific Measurable Achievable Realistic Timely. 
Ele tem uma idéia interessante para quem vive nas empresas que sofrem de dificuldade de inovação por falta de liderança. Leia o restante aqui.

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