Quando eu trabalhei no SAS, uma multinacional de BI, aprendi a usar o ROI como instrumento de vendas, para convencer o cliente que dez milhões de dólares era um preço justo para descobrir qual de se seus clientes preferiam perfumes em embalagens de vidro azul ou de metal vermelho. Ou vice-versa.
A idéia é bem simples. Sejam três valores:
- Fa = Faturamento mensal antes da implantação da solução
- Fd = Faturamento mensal depois da implantação da solução
- Cs = Custo da solução
- Cs = R$10.000.000,0
- Fa = R$3.000.000,00
- Fd = R$3.500.000,00
Cortando os zeros, ficamos com ROI = 100 / 5 = 20 meses.
O que é óbvio, se você pensar um pouco. Ter gasto R$10M (mega-reais :-) ) para ganhar R$0,5M a mais por mês, você vai ter que juntar 20 meses de ganho extra só para pagar o investimento.
Esse normalmente seria um investimento ruim, a propósito. Porém, fatores como financiamento (ou dinheiro reservado para isso, o tal do chest money), o fato de o investimento aumentar o caixa mensal etc. podem fazer valê-lo a pena - mas aí já estamos entrando numa seara mais complicada.
Dos muitos casos que eu vi enquanto trabalhei no SAS, um era assim:
- Cs = R$3.000.000,0
- Fa = R$1.000.000,00 / mês
- Fd = R$3.000.000,00 / mês
- ROI = R$3M / (R$3M / mês - R$1M / mês) = 3 / 2 = 1,5 mês
VINTE MILHÕES DE REAIS.
Esse é um caso extremo na indústria de TI, e comum na indústria de BI. É por isso que BI custa muito caro. Se o tal cliente tivesse pago dez milhões, ele teria recuperado em cinco meses.
O caso mais fantástico do SAS, o meu favorito, foi um no qual o investimento se pagou em três semanas. Quanto foi investido, quem comprou o quê? Segredo, mas foi uma empresa famosa, em poucos produtos e foi mais que no caso acima... ;-)
P.S.: nem pensem em me perguntar quem foi - essa informação vai morrer comigo. O SAS é muito cioso do sucesso dos seus clientes, pois a maioria desses sucessos são vantagem competitiva, que evaporaria no momento que a concorrência soubesse e decidisse fazer a mesma coisa. Não apenas o SAS e o cliente viriam me "cobrar" esse "vazamento", como eu, na posição de ex-empregado, me sentiria mal de fazê-lo. Me orgulho do espírito de parceiro do SAS para com o cliente e de minha lealdade para com esse mesmo cliente.
Cara,
ResponderExcluirTeu post foi simples, fácil e direto. Muito bom!
O ROI parece um ótimo argumento pra venda de soluções. Tem mais leituras de coisas parecidas para indicar pra quem quer se interar mais sobre o assunto.
Abraços.
Obrigado, Wesley. De fato, ROI é uma ferramenta de vendas poderosa. O mais difícil é conseguir medir as variações. O livro How to Measure Anything, do Douglas Hubbard é uma mega-mão na roda - ele mede coisas que você simplesmente não imaginava possível. Você pode achar o livro na Amazon.com ou pode visitar o site dele: http://www.howtomeasureanything.com/
ResponderExcluirParabéns pelo post, estava procurando a tempos essa mensuração de ROI.
ResponderExcluirSimples e direto!!!
Um case de ROI absurdo: http://geekbi.wordpress.com/2012/06/14/dois-mil-e-oitocentos-por-cento/
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