2 de abr. de 2012

Terra do Gelo e do Sofware Livre

Quem diria? Dinheiro está se tornando a menor das questões no mercado de Software Livre.

Vejam essa notícia (tradução livre):
Islândia vai usar Software Livre na TI do setor público

As instituições públicas da Islândia começam, neste ano, a mudar para software livre.
(...)
Esse movimento é uma aceleração da política de software livre do governo islandês, publicado inicialmente em 2007.
(...)
Software Livre está se expandindo rapidamente ao redor do mundo, já tendo conquistado o reconhecimento de uma opção realística durante a escolha de soluções de TI," disse o Escritório do Primeiro-Ministro. "É importante que autoridade governamentais apoiem isso e permitam seu contínuo desenvolvimento, já que o uso de software livre pode reduzir as amarras dos negócios, autoridades e o público a certos únicos provedores de serviços, e portanto cultivar maiores opções."
(...)
A Islândia é uma ilha no norte da Europa, com renda per capita de US$40.000,00 e uma área de pouco mais que 100.000 Km2 (quase metade da área do estado de São Paulo) e nem meio milhão de habitantes. Software para tocar o país não seria caro de qualquer forma, mas mesmo assim eles investem em SL porque dá a eles mais liberdade de ação, mais opções.

O Brasil tem uma política muito semelhante, mas ainda não temos uma liderança no país que nos leve nesse sentido. Ainda é maior a questão dos preços - tanto que o TCU é quem mais cobra das empresas do governo que gastem melhor o dinheiro buscando SL quando puderem evitar SP.

Ainda que isso seja melhor que nada, não teremos muitas vantagens como país ao adotar SL enquanto essa adoção partir apenas de razões econômicas. O dinheiro economizado é muito pouco, tanto em montantes absolutos quanto relativos.

O Brasil, que foi um pioneiro nessa área, deveria parar de buscar irmandade em países que mal possuem instituições estáveis e começar a se aproximar de países avançados, que possam trocar experiência e conhecimento conosco, ao invés de apenas nos observar ou receber tudo de mão-beijada. Nada contra compartilhar, nem mesmo contra doar conhecimento, mas nosso objetivo, como nação, deve ser nos ajudar, antes de ajudar outros países - ou a prioridade do nosso governo é o povo de outro país?

Será que tem intercâmbio para Islândia? ;-)

Um comentário:

  1. Fábio,
    Muito interessante este post, apenas como informativo o governo do Paraná utiliza SL e isto implicou em uma economia muito grande de recursos, vale a pena dar uma pesquisada tem bastante notícia a respeito e renderia um post.

    ResponderExcluir