5 de nov. de 2015

Liberdade Não Combina com Ditadura

Agora que eu saí do armário e assumi publicamente minha orientação liberal, quero colocar aqui minha primeira opinião política sobre SL. Se não gosta da Direita, por favor, vá embora. Não estou aqui para pregar nada para ninguém, e não vou ter paciência com patrulha ideológica, ok? :-D

Liberdade

Quando Stallman se revoltou contra o Software Proprietário ele tinha um problema concreto em mãos: havia um bug no driver de impressão da Xerox que ficava no final do corredor. Ele, como bom programador, poderia consertar aquele bug em dois palitos, mas não pôde fazê-lo. O software do driver era propriedade da Xerox e ninguém poderia mexer nele sem uma autorização "especial".

Era o equivalente tecnológico a ser proibido de apertar um parafuso para firmar a cadeira. "Por este contrato você está proibido de tentar resolver qualquer pau que dê no programa". Acha absurdo? Veja o contrato da Microsoft:

EULA MS Office Português, item 7.











Show!! Eu posso usar, mas se der pau, é proibido resolver!!

E foi contra isso que o Stallman se revoltou e começou a história toda. Pelo lado da ironia, se a Xerox tivesse sido simpática e usado a mão-de-obra gratuita dele, talvez hoje não tivéssemos SL em tantos lugares.

Liberdade

Admito, eu sou um leigo político total. Mas, eu também admito, sou um cientista-nato. Observar é parte da minha Natureza. E eu observei uma coisa curiosa: sempre que você comanda uma pessoa totalmente, você descarta qualquer colaboração, qualquer coisa que essa pessoa possa agregar. Quando você manda e quem tem juízo obedece, você passa a ser responsável pelas ações do mandado.

Quando um líder de projeto toma todas as decisões, ele abre mão de conhecer as alternativas que não pode ver, ou que não consegue adivinhar. Ao centralizar as decisões, você fica só, e transforma o seu subordinado em uma máquina.

Ou seja, ao remover a liberdade do seu subordinado, colega, par - chame-o como quiser - você está empobrecendo suas opções, reduzindo as possibilidades.

Além disso, quando você manda alguém fazer algo do seu jeito, esse alguém fica amarrado ao que ele sabe de você, e a como você faria algo.

Porém, se você passa a responsabilidade do resultado - não da ação, mas do resultado - para outra pessoa, e deixa que ela tome as decisões, você está adicionando um novo cérebro na equação. Está duplicando, por assim dizer, sua capacidade: onde antes havia apenas você, agora existe outro ser humano, pensando e querendo resolver o problema à mão.

E porque isso é importante para SL?

Bolas, não é evidente? Software Livre é o ápice do empreendedorismo individual! Quando uma pessoa, de livre e espontânea vontade, decide fazer algo, é muito maior a chance de ela se dedicar a isso mais do que alguém que foi ordenado fazer. Ela toma para si a qualidade do resultado final, e ao invés de se esmerar para agradar alguém, ela dedicar-se-á a agradar a si próprio.

Rússia vs. EUA

Tema batido, eu sei, mas já perceberam que o Software Livre, bandeira desfraldada de muitos políticos de esquerda, não nasceu na terra do gulag, e nunca prosperou em nenhuma ditadura?

Software Livre é uma coisa que depende de - aimeudeusnãoacreditoquevoudizerisso - liberdade! SL nasceu nos EUA, uma terra cujos moradores possuem orgulho de ter liberdade para ser e fazer o que quiserem!

São indivíduos livres, colaborando por que querem, que alimentaram e fizeram do SL uma boa opção.

Conclusão

Então, da próxima vez que sentir ganas de bradar que "alguém deveria usar SL" lembre-se disso: o mundo é um lugar livre, e todos são livres para escolher que caminho seguir, inclusive para seguir um caminho que nos desagrade. Essa é maior prova de viver livre: respeitar a decisão alheia.

Até hoje, é essa liberdade que tem dado ao SL sua vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário