29 de set. de 2011

Bobeirinhas 2: integrando BI Server ao Shell Linux

Quando eu digo que o Pentaho tem muita coisa escondida, não estou exagerando. Tem coisas que o Pentaho faz que, aposto, nem ele sabe que faz.

Um dia me ligaram, lá no Serpro, perguntando como executar uma XAction a partir do shell Linux.

?? WTF ??

O processo de publicação de novas soluções (no Serpro) é automático, e consiste em mover arquivos de um repositório externo para um interno. Isso é feito fora do BI Server, extemporaneamente, por um script shell. Ou seja, não dava para prever quando ocorreria e não havia como amarrar isso a uma XAction (na verdade, até dava - mas eles precisariam reverter a lógica do processo e bagunçar tudo que já estava pronto.)

Solução? Oras, executar a XAction em linha de comando.

Parece absurdo, mas é absurdamente fácil:

wget "http://localhost:8080/pentaho/ViewAction?&userid=<<user>>&password=<<password>>&solution=admin&path=&action=clean_repository.xaction"

Quem conhece o comando wget adivinhou tudo: XAction executada em linha de comando. Daqui em diante, tudo é possível! Integrar XActions no seu programa, agendar com o cron... o céu é o limite!

Eu não consigo evitar de sorrir cada vez que eu penso nisso - e funciona! :-)

Ah, existe um wget para Windows, também, além do wget via Cygwin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário