Pois é, tem aquelas coisas que não são nada, que são umas bobeirinhas, mas que ajudam muito.
Quem usa o Pentaho Data Integration (a.k.a. Kettle) no Ubuntu já teve ter passado por isso: se a sua resolução vertical é 768 ou menos, alguns passos não mostram tudo, como na figura abaixo.
Eis o caso do passo Dimension Lookup/Update: a grade para entrar os valores de chaves e atributos sumiu! E essa janela já está com a altura máxima que meu desktop (que tem 1024x768) comporta.
O Ubuntu usa muito espaço nos layouts básicos, e janelas como essa ficam muito boas em resolução muito alta. Se vocẽ não é um feliz possuidor de monitores que, de tão grande, constam até no programa de reforma agrária, então você precisa apelar para "bobeirinhas".
A primeira é mudar a fonte: se você alterar o tamanho da fonte default de 96 para, digamos, 76, a situação já melhora bastante:
Só de alterar a densidade da fonte de 96 para 76, o tamanho das janelas muda. Nesse exemplo já conseguimos visualizar ao menos uma linha da grade de chaves e atributos. Mas ainda dá para melhorar.
O Gnome, usado pelo Debian e Ubuntu, tem muitas opções de configurações. Uma delas é o conjunto de controles:
Na janela de propriedades visuais existe uma opção de customizar o tema que dá acesso às opções de cores, pointers, bordas de janela e controles. Na mesma janela de seleção de tema há um link para obter mais temas e um botão para instalar novos.
Os temas Human Compact e Clearlooks Compact são os mesmos temas Clearlooks e Humam, mas com widgets consideravelmente menores.
Veja como ficou o passo D L/U com outro tema, meu preferido, o Ambience Compact:
Acredite se quiser, eu não mudei o tamanho da janela, apenas mudei fonte e tema (fonte tamanho 76, tema Ambiance Compact.)
É isso. Agora você já sabe como ganhar espaço no Ubuntu (e em qualquer Gnome) para usar o PDI com mais conforto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário