26 de jul. de 2011

Lados

Durante o curso de C*Tools, o Pedro Alves contou-nos um pouco sobre a vida interna da Pentaho. Sendo uma empresa como outra qualquer, é de se esperar que tenha os mesmos problemas de outra empresa qualquer - até aí, tudo bem. O legal é saber de coisas que normalmente não aconteceriam em empresas "normais".

Dessas coisas, a mais bacana é saber que existe um debate, contínuo, sobre a abertura da plataforma como software livre. Há uma parcela da empresa que quer fechar cada vez mais o produto. Outra, que quer mantê-lo aberto e até abrir mais coisas.

Eu sou capitalista: acredito que não se pode viver e crescer sem contar com lucro na empresa. Por isso acho justo que, até certo ponto, a Pentaho ofereça coisas legais na versão paga, que não são oferecidas na versão comunitária. Por outro lado, na minha opinião, a Pentaho têm acertado esse equilíbrio até agora. Pense: se você dispensar os frufus de visualização, tudo que é possível fazer na corporativa também pode ser feita na comunitária!

Espero que a Pentaho consiga manter-se nesse rumo, e torço para que esse debate não descarrilhe a empresa.

4 comentários:

  1. Fábio,
    Parabéns pelo novo blog. Espero que sempre esteja atualizado, sei que é díficil, mas vai ser ótimo para a Comunidade.
    Sobre a questão levantada, concordo contigo e espero que a Pentaho continue trabalhando de forma inteligente ambas as versões.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Caio. Penso continuamente em postar apenas coisas que eu gostaria de ler em outros blogs - e o seu é uma grande inspiração!

    ResponderExcluir
  3. Debate interessante que se passa lá dentro. E o melhor de tudo é q a comunidade tem oportunidade de fazer algo por tudo isto, disponibilizando ela própria novos produtos!

    ResponderExcluir
  4. O Serpro tem uma grande ânsia de colaborar com essas comunidades. Hoje tive notícia de mais uma solução de BI com Pentaho ter sido encomendada. Quem sabe o Pentaho não é uma oportunidade para o Serpro fazer essa contribuição?

    ResponderExcluir