6 de nov. de 2010

Mudanças Sutis

Um dos blogs que eu sigo noticiou que o SAS, multinacional de BI, desabonou o Pentaho por ser SL. Bom, eu estou lá fazendo o ping-pong com o autor desse blog, que é um grande chapa meu, e apostei com ele que qualquer empresa poderia substituir sua solução SAS com Data Mining por uma equivalente por Pentaho (foi uma pegadinha; um dia eu posto aqui a explicação).

Bom, daí eu continuei e dei uma dica: apresentar o Weka para os estatísticos no Brasil. Isso sim, vai balançar a posição do SAS (e tirar o Jim do sério). Por quê? Por causa das pessoas.

Softwares, por si só, não são nada além de ruído branco gravado em meio magnético. Dá para tocar com uma agulha e ficar com a mente vazia de tão branco. O segredo de qualquer coisa no nosso mundo são sempre pessoas.

São pessoas que adotam essa ou aquela opção que geram os resultados. São pessoas que escolhem que levam a Humanidade adiante (mais precisamente, são as pessoas irrazoáveis). Usar SL ou proprietário é uma escolha. No momento em que pessoas se convencem que o melhor para elas é esse ou aquele caminho, as coisas acontecem.

Oras, quem executa um processo de Data Mining em qualquer empresa? Estatísticos! Se eles passarem a conhecer o Weka, poderão escolher entre o Enterprise Miner e o Weka. Entre contratos corporativos e burocráticos e um botão de download. Entre suporte por telefone e e-mail e comunidade. Entre enviar um pedido para adicionar uma feature ou corrigir um bug (e rezar para que isso aconteça em alguns anos) e fazê-los isso eles mesmos (no mesmo dia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário