Esta página traz o perfil da RedHat - uma coisa americana demais para o meu gosto, muito numérico, sem graça.
Já esta outra página, How Innovative leaders maintain their edge, fala sobre o que os autores X e Y acreditam que é a raiz de uma empresa inovadora:
How well companies leverage people, process, and philosophies (what we call the 3Ps) differentiates the best in class from the next in class when it comes to keeping innovation alive and delivering an innovation premium year after year.
Em tradução livre e suscinta, eles dizem crer que são os três "P"s a raiz das melhores empresas em suas classes: Pessoas, Processos e Philosofia (sorry pela forçada- seria estranho dizer "os dois Ps e o F".)
Eu esperaria que eles analisassem cada aspecto separadamente, quadradinhamente, mas eles foram mais espertos que a média: eles não parecem acreditar que há separação entre pessoas inovadoras e processos ou filosofias inovadoras. Ficou difícil; deixe-me inverter a ordem das coisas: parece que os autores da classificação pensam que filosofia inovadora e processos inovadores são criados e mantidos por pessoas inovadoras, e isso gera valor para a empresa (e seu acionistas.)
Eles continuam e tentam identificar no líder maior de cada empresa traços que provem que eles estão certos. Conviver com gente de humanas me ensinou a ser mais cauteloso nessas avaliações, mas eu posso dizer que eu concordo com eles nos pontos principais:
- Empresas inovadoras têm líderes inovadores.
- Esses não apenas tentam ser inovadores, mas eles procuram despertar essa atitude nas pessoas ao seu redor, e por toda empresa.
- Eles não aceitam o próprio ponto de vista sem disputa. Ao invés disso, buscam quem possa desafiá-los, quem possa mostrar outros pontos de vista e tirar deles aquela certeza.
Se a Red Hat é inovadora de verdade, acho que eu nunca vou saber. Mas aparentemente o mundo acha que é, e pelo jeito estão pagando (e bem) por isso. Parabéns, Red Hat!
Nenhum comentário:
Postar um comentário